AVISO DE PRIVACIDADE INTEGRAL
PUBLICIDADE RESPONSÁVEL DIRIGIDA ÀS CRIANÇAS - BURGER KING® BRASIL
Considerando o Compromisso Público relacionado ao marketing dirigido a crianças firmado pelas empresas do setor alimentício em 25 de agosto de 2009, em que a BURGER KING® BRASIL se comprometeu a especificar a sua própria política de marketing dirigido à crianças;
Considerando os valores e os princípios corporativos do BURGER KING® BRASIL;
Considerando o dever social de oferecer a mais ampla informação e observar a especial condição das crianças, conforme o Código Internacional de Prática Publicitária e, ainda, conforme o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária;
Considerando, ainda, a intenção de clarificar o papel social e o comprometimento do BURGER KING® BRASIL com as gerações futuras, com base nos seus princípios éticos e morais;
O BURGER KING® BRASIL vem declarar sua política de marketing dirigido às crianças, com o objetivo de não explorar a credulidade de crianças e jovens, em especial: (i) na publicidade televisiva, (ii) no marketing nas escolas e patrocínio, (iii) no merchandising, (iv) no marketing na internet e (v) em promoções de vendas.
PUBLICIDADE TELEVISIVA
i. Veicular publicidade televisiva relacionada ao “Clube BK” (combo de produtos destinados às crianças) observando os seguintes princípios:
Nº de Ítens | Calorias | Gordura | Gordura Sat. | Sódio | Açúcares |
Combinação de 3 ou mais ítens em um combo "Clube BK" | < que 600kcal | < que 30% das calorias totais | < que 10% das calorias totais | < que 740mg | < que 10% das calorias totais, excluindo frutas "in natura" e produtos lácteos de baixa caloria |
ii. Não veicular anúncios publicitários em horários aos quais o público com idade inferior a 12 anos corresponda a 50% (cinquenta por cento) ou mais da audiência;
iii. Não utilizar em seus anúncios publicitários linguagem contendo apelo imperativo ou tom de urgência, como por exemplo: “venha hoje mesmo”, ou “válido somente hoje”;
iv. Não direcionar a narração dos anúncios publicitários diretamente às crianças menores de 12 (doze) anos de idade, de maneira a não explorar a sua credulidade de forma inadequada;
v. Não fazer com que através de seus anúncios publicitários crianças menores de 12 (doze) anos de idade sintam-se inferiores a outras crianças por não possuírem ou adquirirem os produtos/brindes veiculados em nossos comerciais.
MARKETING NAS ESCOLAS e PATROCÍNIO
O BURGER KING® BRASIL se compromete a não explorar campanhas de marketing no ambiente escolar de ensino fundamental ou médio. Além disso, o BURGER KING® BRASIL se compromete a não patrocinar competições escolares.
MERCHANDISING
Quanto ao merchandising, o BURGER KING® BRASIL não realizará publicidade subliminar destinada à crianças.
MARKETING NA INTERNET
Em relação à publicidade veiculada por meio da Internet, o BURGER KING® BRASIL se compromete a não coletar e armazenar dados de crianças menores de 12 (doze) anos de idade.
PROMOÇÃO DE VENDAS
Em relação às promoções, o BURGER KING® BRASIL se compromete a comunicar expressamente que os brindes ofertados em conjunto com o “Clube BK” poderão ser adquiridos separadamente. Além disso, os brindes oferecidos em conjunto com o “Clube BK” serão veiculados apenas de acordo com seu real funcionamento, não explorando indevidamente a credulidade das crianças.
OUTRAS PRÁTICAS
Além disso, o BURGER KING® BRASIL se compromete a estimular as seguintes práticas:
i. hábitos saudáveis e de atividades desportivas;
ii. consumo de produtos saudáveis com no máximo 600 calorias por refeição, de acordo com a dieta de crianças entre 5 (cinco) e 11 (onze) anos de idade;
iii. Disponibilizar bebidas de menor valor calórico, como água de coco e sucos diversos em nossos cardápios. É desta maneira que o BURGER KING® BRASIL, em um contínuo desenvolvimento de seus princípios, vem se adequar às tendências atuais da publicidade dirigida ao público infantil, de maneira a adequar e estimular o desenvolvimento das novas gerações.
Barueri, 3 de julho de 2012.